segunda-feira, 16 de julho de 2012

FAROL DA BARRA - SALVADOR BAHIA

Farol da Barra - Salvador Bahia

Talvez  o ponto turístico de maior destaque na cidade de Salvador seja o Farol da Barra.
Fico sempre imaginando como seria aquele promotório sem o farol, quando aqui chegaram os portugueses! Aquele lugar devia ser maravilhoso, porem por ser estratégico em relação à entrada da Baía de Todos os Santos teria que forçosamente receber uma fortificação e um farol, como podemos ver nas linhas que seguem no texto retirado da Wikipédia.
"No século XVII, o porto de Salvador era um dos mais movimentados e importantes do continente, e era preciso auxiliar as embarcações que chegavam à Baía de Todos os Santos em busca de pau-brasil e outras madeiras-de-lei, açúcar, algodão, tabaco e outros itens, para abastecer o mercado consumidor europeu.
No fim desse século, após o trágico naufrágio do Galeão Santíssimo Sacramento, capitânia da frota da Companhia Geral do Comércio do Brasil, num banco de areia frente à foz do rio Vermelho, a 5 de maio de 1668, o Forte de Santo Antônio da Barra foi reedificado a partir de 1696, durante o Governo Geral de João de Lencastre (1694-1702), vindo a receber um farol - um torreão quadrangular encimado por uma lanterna de bronze envidraçada, alimentada a óleo de baleia -, de acordo com o Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, o primeiro do Brasil e o mais antigo do Continente (1698), quando passou a ser chamado de Vigia da Barra ou de Farol da Barra.
O diário de bordo do corsário inglês William Dampier, em 1699, relata: "A entrada da Baía de Todos os Santos é defendida pelo imponente Forte de Santo Antônio, cujos lampiões acesos e suspensos para orientação dos navios, vimos de noite."
O Decreto Regencial de 6 de julho de 1832 determinou a instalação de um farol mais moderno, fabricado na Inglaterra, em substituição ao antigo. Ao término das obras, inauguradas em 2 de dezembro de 1839, o novo equipamento de luz catóptrico erguia-se sobre uma torre troncônica de alvenaria, com alcance de dezoito milhas náuticas com tempo claro.
Em 1937, o antigo sistema "Barbier" (incandescente a querosene) de iluminação foi substituído por luz elétrica, comemorando-se o primeiro centenário do farol a 2 de Dezembro de 1939.
Atualmente o farol encontra-se consagrado como um dos ícones da capital baiana, inspirando artistas e poetas"
Então bom passeio!


Instruções de uso do blog!
1 - Do lado direito existe uma guia com o ano, clicando no ano aparece todas as postagens por data na sequencia
2 - Clicando no titulo da postagem aparecem as fotos desta postagem que podem ser vistas somente rolando a guia, ou clicando sobre a foto, aparece a foto aumentada.
3 - Existem 33 postagens publicadas que podem ser vistas.
4 - No final de cada postagem podem escrever alguma mensagem.
5 - Aqueles que gostarem podem se tornar seguidores do blog e receberão automaticamente todas as postagens.


































2 comentários:

  1. Amigo Carlos
    As fotos com sempre cuidadosas. Mas faltou as informações interiores kkkk fotografar o forte por dentro é algo assim fora do comum para quem gosta de fortificação, quando tiver oportunidade faça vai ser prazeroso.
    Bugarin

    ResponderExcluir
  2. Legal Carlos
    Alem das belas fotos contar a história da nossa cidade.
    Das foto gostei da luz e sombra que vc conseguio, adoro os fortes, mais ainda do S. Marcelo onde parte da infância vivenciei como escoteiro do mar (João da Botas). Grato por reavivar minhas lembranças.
    Abração

    ResponderExcluir