sexta-feira, 20 de julho de 2012

IGREJA DE SANTO ANTONIO DA BARRA - SALVADOR BAHIA

IGREJA DE SANTO ANTÔNIO DA BARRA

Em 1534  o donatário da Capitania Hereditária da Baía de Todos os Santos Francisco Pereira Coutinho, se instalou e fundou o Arraial do Pereira onde hoje está a Ladeira da Barra, e iniciou a construção de cem casas para moradores. Assim iniciou-se a ocupação do local onde foi erguida inicialmente uma fortaleza e um pequeno castelo em taipa e madeira, e mais tarde deu lugar à Igreja de Santo Antônio da Barra. 
Com localização privilegiada, domina a entrada da barra da Baía de Todos os Santos, a parte leste da Ilha de Itaparica, bem como boa parte da encosta da Vitória e da própria Baía de Todos os Santos.
O promotório onde foi construída a Igreja no ano de (1560), está exatamente na ponta Norte da Praia do Porto da Barra, sobre o forte de São Diogo, onde desembarcou o governador Geral Tomé de Souza fundando a cidade de São Salvador em 1549.
"Santo Antônio era o padroeiro dos negreiros, a igreja foi feita por senhores do tráfico de escravos para louvor a Santo Antônio de Argüim e por isso ela ficou meio – digamos – ficou menos visível, mal vista. Aliás, é muito bem vista do mar, não foi por acaso que ela foi construída naquele local. Mas, por isso não ficou muito registrada."
Cid Teixeira
Particularmente é uma Igreja que esteve sempre presente pois no entorno dela estava a casa dos meus bisavós Alina e Carlos Corrêa Ribeiro (onde hoje está construído o Hotel Sol Barra, e acima já no meio da Ladeira da Barra a casa dos meus avós Odete e Fernando Corrêa Ribeiro (hoje o Edifício Solar das Mangueiras). Asim posso afirmar que foram muitas as vezes que fiz o trajeto dirigindo-me à casa dos meus avós e ao Iate Clube da Bahia e tinha a oportunidade de visualizar a Igreja, quando não subia a colina para fazer uma prece.
Tive também o meu escritório de arquitetura durante muitos anos aos pés da Igreja de Santo Antônio da Barra, e por várias vezes me desloquei a pé do escritório para assistir a missa das 18:00 horas juntamente com meu pai, que durante anos assistiu a missa diariamente nesta igreja.


Instruções de uso do blog!
1 - Do lado direito existe uma guia com o ano, clicando no ano aparece todas as postagens por data na sequencia
2 - Clicando no titulo da postagem aparecem as fotos desta postagem que podem ser vistas somente rolando a guia, ou clicando sobre a foto, aparece a foto aumentada.
3 - Existem 33 postagens publicadas que podem ser vistas.
4 - No final de cada postagem podem escrever alguma mensagem.
5 - Aqueles que gostarem podem se tornar seguidores do blog e receberão automaticamente todas as postagens.












 


 



Igreja vista da cobertura do Mansão Vilas Boas

  Igreja vista da cobertura do Mansão Vilas Boas

Igreja vista da cobertura do Mansão Vilas Boas

Igreja vista da cobertura do Mansão Vilas Boas

Igreja vista da cobertura do Mansão Vilas Boas

Igreja vista da cobertura do Mansão Vilas Boas

Igreja vista do estacionamento do Iate Clube

Igreja vista do Forte de Santa Maria

Igreja vista do mar

Um comentário:

  1. Tenho em minhas mãos um volume intitulado 'Leilão de antiguidades e objetos de arte mansão Fernando Correa Ribeiro' em que há uma discreta foto do solar. Como habito no Sul e sou historiador, quis saber se a construção ainda estava de pé; pois parece extremamente bela. Fiquei triste ao saber por este artigo que tenha sido demolida par a dar espaço a mais um monte de alumínio, concreto e vidro. Assim se sucede de Norte a Sul deste pais tupiniquim e sem consciência. Nossa memória se perde. Deploro a destruição de construções semelhantes.

    ResponderExcluir